Autoridades x Cristão
- Kaioh Vinicius
- 28 de out. de 2021
- 3 min de leitura
Antes de mais nada, quem está familiarizado um pouco mais comigo sabe que não sou simpático, defensor e nem favorável ao atual governo por diversos motivos, os quais não cabem a dizer aqui.
Pois bem, dito isso, tenho visto outros cristãos (pelo menos que se intitulam como tal), usando de uma postura agressiva e completamente irreverente (no sentido mais literal da palavra), para se referir, responder sobre o nosso atual presidente Bolsonaro.
Apesar de ter uma lista de motivos para repudiar o uso vão do nome de Deus por ele e seus apoiadores, apesar de ter uma lista de motivos para achar que tal como Golias, Bolsonaro e muitos dos seus apoiadores insultam o nome santo do meu Deus, não posso deixar de reconhecer a quebra do mandamento que nos foi deixado por São Paulo, (ou Ap. Paulo como preferir), de respeitarmos e sermos sujeitos a todas as autoridades colocadas sobre nós.
Os mesmos que defendem com unhas e dentes a sujeição da mulher ao marido (e não questiono esse ensino quando ensinado a luz da palavra de Deus), não conseguem se submeter a seu dever de se sujeitar a autoridade que, pasmem, segundo a bíblia foi instituída pelo próprio Deus. Se você leitor, não é dos que só enxergam uma vida de dualismo e extremos, sabe então que ser submisso não é ser integralmente conivente, e nem concordar em tudo o tempo inteiro. A submissão embora deva existir NUNCA deve ser incondicional (talvez esse entendimento falte aos apoiadores do presidente). Enquanto determinado governante, ou governo não nos obrigar a ir contra nosso Deus por meio de regras, leis, ações, etc, não podemos e nem devemos nos insurgir com desobediência por não gostarmos ou não concordarmos com tal governante.
Para tirarmos a prova do que estou dizendo basta irmos para Romanos 13 e nos lembrarmos quem eram as autoridades nos tempos dos apóstolos. Nero era o imperador e sabemos das atrocidades que Nero cometeu por seus caprichos, inclusive a perseguição contra nossos irmãos do passado.
Ainda assim São Paulo nos manda (com um imperativo) a ser submissos as autoridades porque todas foram constituídas por Deus. Se com Nero foi dada essa exigência, porque deveríamos ignorá-la com nosso atual presidente?
1Todos devem sujeitar-se às autoridades, pois toda autoridade vem de Deus, e aqueles que ocupam cargos de autoridade foram ali colocados por ele. 2Portanto, quem se rebela contra a autoridade se rebela contra o Deus que a instituiu e será punido. Romanos 13.1-2
Digo essas coisas sem nenhum ar de autoridade ou superioridade já que este meu pensamento é muito mais recente do que deveria. Mais de uma vez me peguei usando de nomes desrespeitosos para me referir ao presidente e vejo o quanto isso é desrespeitoso e inconveniente a quem diz seguir os ensinos de Cristo dado a nós pelos apóstolos.
Comprar briga com uma autoridade, fazer de nossas discordâncias algo pessoal e por tanto nos opormos a ela como inimigos, é se voltar contra o próprio Deus. A única exceção a essa regra é, como dito, se tal autoridade nos tentar a fazer o que Deus nos proíbe.
10Acaso estou tentando conquistar a aprovação das pessoas? Ou será que procuro a aprovação de Deus? Se meu objetivo fosse agradar as pessoas, não seria servo de Cristo. Gálatas 1.10
29Pedro e os apóstolos responderam: “Devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade humana. Atos 5.29
No fim das contas dois caminhos devem ser evitados por nós, o de defendermos e apoiarmos autoridades incondicionalmente e o de utilizarmos de desrespeito e irreverência as autoridades que nos foram colocadas em seus lugares pelo próprio Deus.
Jesus não deu razão aos anarquistas quando disse: Dai a César o que é de César, mas também não deu razão aos amigos do rei quando disse: dai a Deus o que é de Deus.
Comentários