O VÉU ESTÁ SOBRE O CORAÇÃO DELES. NÃO HÁ QUEM BUSQUE A DEUS!
- Bruce A. McDowell
- 8 de dez. de 2015
- 4 min de leitura

"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais." (Efésios 2:1–3)
"...tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer."
(Romanos 3:9b–12)
Através da revelação de Deus, como encontrada na Bíblia, é que podemos entender a total depravação do homem, que mostra ser ele totalmente incapaz de salvar a si próprio ou de fazer qualquer obra meritoriamente boa com respeito à sua salvação. Essa é uma verdade redescoberta na Bíblia durante a Reforma que transformou a Europa no século dezesseis e tem impactado o mundo desde então. Infelizmente, nos tempos modernos, os ensinamentos prejudiciais do Arminianismo têm tido um papel predominante na maioria das igrejas protestantes, na medida em que estas se tornam mais antropocêntricas que teocêntricas.
Assim que Paulo começa a explicar para os efésios os passos pelos quais Deus irá cumprir o Seu propósito de salvar Seus eleitos, ele lembra a eles do estado em que se encontravam antes de serem feitos vivos em Cristo pela sua graça.
“Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados...” (Efésios 2:1).
Paulo está falando aqui de nosso estado espiritual antes de sermos nascidos de novo. A fim de nos tornarmos vivos, saindo da morte no pecado, devemos nascer dos céus pelo Espírito de Deus, através da lavagem pela Palavra de Deus (João 3:5; 1 Coríntios 6:11; Efésios 5:26). Nossa condição de morte espiritual é o que herdamos dos nossos primeiros pais, Adão e Eva. Deus os criou retos e bons, com um relacionamento correto com Ele. No Jardim do Éden, Deus plantou a árvore do conhecimento do bem e do mal e ordenou ao homem,
“De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”
(Gênesis 2:16, 17).
Isso significa que a única maneira de escaparmos da condição de morte espiritual em que nos encontramos é que Deus se curve em misericórdia e radicalmente nos transforme, através de um novo nascimento. Jesus disse ao líder religioso Nicodemos:
“Em verdade, emverdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”
(João 3:5-7).
Anteriormente João aponta que aqueles que acreditam no nome de Jesus:
“deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12,13).
Em outras palavras, essa transformação em uma vida nova ocorre somente pelo poder e vontade de Deus.Quando Paulo expõe aos Romanos o porquê de precisarmos da retidão de Cristo para cobrir nossos pecados ele cita os Salmos 14 e 53, dizendo:
“Não há justo, nem um sequer; não há quem entenda, não há quem busque a Deus”
(Romanos 3:10, 11).
Esta citação primeiramente declara que não há ninguém justo aos olhos de Deus. Segundo, ninguém entende o que é bom. Terceiro, todos são incapazes mesmo de procurar a Deus. Vamos expandir um pouco esses pontos. Outra forma de descrever nossa depravação total é como esta sendo uma total incapacidade. Isso significa que o homem é incapaz de fazer o bem, de entender o que é bom ou até mesmo de desejar o que é bom. Segundo, ninguém entende o bem. Não só todos os homens são mortos no pecado e escravos dele, mas suas mentes estão obscurecidas pelo pecado. O homem não-regenerado não tem entendimento das coisas de Deus. Tais coisas são loucura para ele. Paulo declara que os não regenerados estão obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração (Efésios 4:18). No que diz respeito aos judeus descrentes, Paulo diz:
“... os sentidos deles se embotaram e o véu está posto sobre o coração deles [...] Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado."
(2 Coríntios. 3:14–16)
Terceiro, nós somos totalmente incapazes de até mesmo procurar a Deus. Como Paulo diz, “Não há quem busque a Deus”. De fato, o homem odeia a Deus e o que Ele representa. O homem odeia o bem e não se importa. É necessário um miraculoso trabalho de Deus para uma pessoa chegar à fé salvadora.
Como Jesus disse:
“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer...”
(João 6:44).
Um pouco depois, Jesus repetiu o mesmo pensamento dizendo “ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido” (João 6:65). Isso quer dizer que ninguém pode escolher seguir Jesus. Todas as pessoas estão atadas ao pecado. A salvação vem de Deus somente, através de Cristo somente, pela graça somente, através da fé somente que nos é dada como um dom de Deus, para a glória de Deus somente. Aleluia! Amém.
Ação de Graças:
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém"
(Efésios 3:20-21)
Kommentare