top of page
Buscar

ELE VOS DEU VIDA ESTANDO VÓS MORTOS EM PECADOS

  • Anderson Henrique
  • 19 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) Efésios 2:5

Ao meditar nesse versículo, nos chama atenção dois fatos extremamente importantes para nossa compreensão e edificação espiritual.

Em primeiro lugar é que o homem estar ''MORTO". o versículo primeiro e o versículo cinco do capitulo dois trata isso com a mesma ênfase. A causa da morte são as transgressões e os pecados. A palavra grega paraptoma, “transgressão”, quer dizer queda, dar um passo em falso que envolve ultrapassar uma fronteira conhecida ou desviar do caminho certo. Já a palavra grega hamartia, “pecado”, quer dizer errar o alvo, ou seja, ficar aquém de um padrão. Pecado é não chegar a ser o que deveria ou poderia ser. As duas palavras paraptoma e hamartia abrangem os aspectos positivo e negativo, ou ativo e passivo, do mau procedimento do homem, ou seja, nossos pecados de comissão e omissão. Diante de Deus somos tanto rebeldes como fracassados. Como resultado disso, estamos mortos.

Antes de argumentar o sentido dessa morte espiritual, deixe-me explicar o que ela não é. Ela não quer dizer que o homem que está morto em seus pecados não possa fazer coisas boas. O indivíduo não regenerado pode levar uma vida moralmente aprovada, civilmente decente e familiarmente responsável. Uma pessoa não regenerada pode ser um bom cidadão, um bom pai, uma boa mãe, um bom filho. Os pecadores podem fazer o bem àqueles que lhes fazem bem (Lc 6.33). Às vezes, os bárbaros revelam “muita bondade ” (At 28.2). Portanto, o que quer dizer a expressão “Mortos nos vossos delitos e pecados e pecados”?

É claro que Paulo está falando de uma morte espiritual. o homem está bem vivo para as atrações do pecado, mas Morto para Deus. O homem é incapaz de entender e apreciar as coisas espirituais. Ele não possui vida espiritual nem pode fazer nada que possa agradar a Deus. Da mesma maneira que a pessoa morta fisicamente não responde a estímulos físicos, também a pessoa morta espiritualmente é incapaz de responder a estímulos espirituais. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23) conf. (Romanos 6:23). Esse era o estado que vivíamos antes, de sermos vivificados em cristo.

Em segundo lugar ''nos vivificou juntamente com Cristo'' Aqui há um verbo composto que está ligado à palavra Cristo, para mostrar que o fato de estarmos vivos tem ligação com o fato dEle estar vivo, isto é, com Sua ressurreição. ou seja A vida nova do crente é um a participação na vida ressurreta de Cristo e também no seu reino nas regiões celestiais.(Rm 5.17) (Cl.3.4). Quando cremos em Cristo, passamos da morte para a vida (Jo 5.24). Recebemos vida nova: a vida de Deus em nós. Paulo pintou um retrato tão desolador da condição humana para destacar o contraste com a resposta graciosa de Deus no verso 4 ( "Por causa do Grande amor com que nos amou"). O pensamento de paulo segue o padrão de Dt 7.7-8: Deus ama seu povo por nenhuma outra razão que não a escolha Dele em fazê-lo, certamente não por qualquer virtude que eles possuam. homens e mulheres pegos pela teia da morte descritos no verso 1-3 não tem meio para se fazerem vivos, para se libertarem da escravidão do diabo ou para evitarem a ira de Deus.

É somente Deus que pode regenerar, da vida espiritual e vivificar os mortos. essa obra é do espirito santo, e não de esforços humanos, pois paulo deixa bem claro que a salvação não é pelas obras mais sim pelo dom gracioso de Deus ( pela graça sois salvos). a Graça é um presente de Deus para nós, pecadores. A salvação não pode ser pelas obras, porque a obra da salvação já foi plenamente realizada por Cristo na cruz (Jo 19.30). Não podemos acrescentar mais nada à obra completa de Cristo. A salvação é pela graça, mas também “por meio da fé”. É a graça que nos salva pela instrumentalidade da fé. É muito importante ressaltar que Paulo não está falando de qualquer tipo de fé. A questão não é a fé, mas o objeto da fé. Não é fé na fé. Não é fé nos ídolos. Não é fé nos ancestrais. Não é fé na confissão positiva. Não é fé nos méritos. É fé em Cristo, o Salvador!

Graça e paz a todos.

 
 
 

留言


© 2021 por Kaioh Vinicius. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page