top of page
Buscar

SERIA MARIOLATRIA? (3/4)

  • Lucas Banzoli
  • 13 de out. de 2015
  • 8 min de leitura

3) MARIA TEVE FILHOS ALÉM DE JESUS? (Mt.13:54-56) (Mc.6:1-4) (Mc.3:21;31) (Jo.7:3-5) (1Co.13:7) (Gl.1:19) (Jd.1) (At.1:14) (Mc.6:3-6) (Mt.1:24-25) (Lc.8:19-21) (Lc.2:7) (Gl 1:19), entre outros.

Primeiramente, não existe lugar nenhum na bíblia que relate que Maria foi para sempre virgem, muito pelo contrário. Ela foi usada pelo Espírito Santo para conceber a Jesus virgem, o seu filho primogênito, assim como é dito no evangelho de Lucas (2:7).

Torna-se muito claro pelas passagens de Mt. 13:56-58, Mc. 3:32 e ainda Mc. 6:3-6, que Maria teve outros filhos, além de Jesus. Uma prova ainda mais contundente se encontra em Mt. 1:24-25: "E José, tendo despertado do sono, fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher, e não a conheceu, ATÉ que ela desse à luz um filho; e pôs-lhe o nome de Jesus."

Maria estava desposada (prometida, noiva) com José e o no versículo 18 consta... "Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, ANTES DE SE AJUNTAREM, ela se achou ter concebido do Espírito Santo." Óbvio, que, José sendo justo e ainda não tendo se ajuntado com ela (casado de fato) não estando eles ainda como marido e mulher, vendo que ela se achou grávida, intentou deixa-la secretamente para que não fosse difamada. Foi então que, em sonhos, o Anjo do Senhor lhe apareceu e disse que aquela gravidez fora gerada pelo Espírito Santo, e disse-lhe para recebê-la como ESPOSA. Ele assim o fez.

Quero me ater agora, exatamente no vers. 25-A, do cap. 1. de Mt: "e não a CONHECEU, ENQUANTO... não deu à luz um filho..."

O termo CONHECER aqui é exatamente coabitar, relacionar-se sexualmente, relacionar-se intimamente. Em toda a bíblia o termo conhecer significa coabitar. Ele havia recebido Maria como ESPOSA (isto ficou claro no Cap. 1, vers. 24 de Mt.), esperou que ela tivesse a Jesus, vers. 25, com todo o respeito e temor a Deus. Aí então depois, será que passou a vida toda olhando para a cara de Maria...? Maria olhando para a cara de José... como marido e mulher? Brincadeira!

Não houve nenhuma restrição para os dois como marido e mulher, a não ser aguardar o nascimento de Jesus. O próprio Deus que criou o homem e a mulher e os uniu, disse: "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e UNIR-SE-Á à sua mulher, e serão UMA SÓ CARNE.(Gn. 2:24)" O Senhor falava de quê aqui? COABITAÇÃO, intimidade entre marido e mulher!

Portanto está muito claro que Maria teve outros filhos além de Jesus, e que os comentaristas católicos usaram de má fé em seus comentários de rodapé na versão da Bíblia de Jerusalém, que aliás, nos comentários de Mt.1:25, passam por cima, e fazem de conta que nada perceberam.

.

Como se não bastasse esses versículos que deixam claríssimo que Maria não conheceu José ENQUANTO ela não dava a luz à Jesus, a bíblia ainda passa o nome de cada filho (homem), como vemos em Mt. 13: 55-56: “Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama a sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs?”. Interpretar irmãos e irmãs, aqui, como “primos” ou “parentes”, depois de mencionar o pai e a mãe de Jesus, é torcer o significado do texto.

.

O mesmo versículo se acha em Marcos 6:3. Além de dizer que Jesus tinha irmãos, ainda cita o nome deles. Contudo, alguns padres visando enganar o seus fiéis ou por puro desconhecimento teológico, dizem aos seus fiéis que a palavra “irmão” em hebraico e aramaico, poderia significar “primo”, já que não existia uma palavra para designar primo. Além disso, citam uma passagem do Velho Testamento (que foi escrito em hebraico) para provar tal coisa.

Entretanto, praticamente todo o novo testamento, incluindo os quatro evangelhos, foram escritos em GREGO !!! Os originais do Novo Testamento que temos em mãos estão em língua grega Koiné. Em língua grega a palavra que se traduz como irmão é "adelfos", donde temos por exemplo a palavra Filadélfia, que quer dizer amor fraternal, e é essa palavra que aparece no original quando a Bíblia menciona irmãos e irmãs de Jesus.

A palavra para primo é "anepsios" e é essa a palavra utilizada quando a Bíblia afirma que Barnabé era primo de Marcos e, posteriormente, a língua grega passou a utilizar essa palavra também para sobrinho. Maria foi visitar sua PRIMA ISABEL! Por que não IRMÃ Izabel, então? "Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o PRIMO de Barnabé" (Cl 4:10) E ainda: "Saudai a Herodião, meu PARENTE" (Rm 16,11).

Esses são alguns dos exemplos da palavra “primos” empregada no Novo Testamento. No caso de Jesus, o original é realmente IRMÃOS!!! Então, essas afirmações de que irmãos e primos venham de uma só palavra na língua original são falazes. Ora, o mesmo Paulo que escreveu: “Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, o PRIMO de Barnabé” escreveu, em Gálatas 1:19 : “e não vi outros dos apóstolos, senão Tiago, o IRMÃO do Senhor”. Logo, essa coisa de “priminho” e “priminha” é puro papo furado e enganação.

O NT foi escrito em GREGO na língua Koiné. E, nessa língua, existe palavra específica para primos e para irmãos. O que os católicos alegam inutilmente é que NOS QUATRO EVANGELHOS essa palavra teve um acréscimo no aramaico (que não possui a definição para primos e irmãos). Contudo, a citação dos IRMAOS de Jesus NÃO SE LIMITA apenas aos quatro evangelhos, mas também ao restante do NT. Veja mais estas passagens: 1 Co.9:5 – “Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, OS IRMÃOS DO SENHOR, e Cefas?" Gálatas 1:19 – “E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, IRMÃO do Senhor. E, nestas passagens, NÃO está incluído o acréscimo aramaico, isto é, TEM A DEFINIÇÃO PARA PRIMOS E PARA IRMÃO, e nestas passagens a definição vem como IRMÃO!!! É por isso que aquela passagem que eu citei acima diz “PRIMOS”, pois nas epístolas já é possível fazer a diferenciação entre PRIMOS e IRMÃOS. É por isso que está escrito: COLOSSENSES 4 10 Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, PRIMO de Barnabé, a respeito do qual já recebestes instruções. (Se este for ter convosco, acolhei-o bem.) Porque não está escrito de novo “IRMÃO”, já que não existe palavra para definir irmão e primo? Como vemos, essa definição já existia dentro das epístolas há uma claríssima distinção entre o que são PRIMOS e o que são IRMÃOS. Paulo poderia perfeitamente ter escrito a palavra para “primo”, mas tendo a opção de escolher entre a palavra para primo e a de irmão ele escolheu colocar, em todas as ocasiões, a de irmão.

Além disso, existem mais versículos em que a palavra irmãos não pode ser substituída por primos, como, por exemplo, em Lucas 8:19-21: " Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos e não podiam aproximar-se por causa da concorrência de povo. E lhe comunicaram: TUA MÃE E TEUS IRMÃOS estão lá fora e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha MÃE E E MEUS IRMÃOS são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam.

OBS: Nesse texto a colocação de Jesus é clara e não admite outras interpretações, ele está falando da sua família natural e da verdadeira família espiritual (Cristo coloca sua família espiritual – i.e, mãe, pai, irmão ou irmã - acima da sua família natural), aqui não tem priminho ou priminha, quanto ao resto é conversa pra boi dormir.

Ainda existem padres que vão na contra-mão da maioria dos católicos (alguns que conhecem um pouco de teologia) e confessam que a palavra original é realmente irmãos, mas alegam que os “irmãos de Cristo” são, na verdade, os seus próprios discípulos. Mas também existe comprovação bíblica que faz cair por terra toda e qualquer teoria dessas inventadas, como está escrito em João 7:3-5 :

Dirigiram, pois, a ele os seus irmãos, e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes essas coisas, manifeste ao mundo. Pois nem mesmo os seu irmãos criam nele.” Repare que nos primeiros versos há uma clara distinção entre os seus irmãos e os seus discípulos.

Marcos registra que Jesus "... subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele..." Nomeou doze. Guarda isso. Marcos lista os doze que estavam com Jesus: "A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão o Zelote, E a Judas Iscariotes, o que o entregou." Tiago de Alfeu, conhecido no catolicismo como primo de Jesus, e Judas, que dizem ser irmão desse Tiago, estavam entre os doze. Ensina o catolicismo que estes dois são os mesmos listados com os outros dois: José e Simão, que eram vistos com Maria, os quais a Bíblia chama de irmãos de Jesus, mas a Igreja Católica ensina que eram primos de Jesus. Marcos segue dizendo: 20 E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão.

Portanto, temos dentro da casa os doze e Jesus. Certamente ficaram lá dentro Tiago e Judas, conhecidos como primos de Jesus. O verso seguinte diz que os seus familiares sairam para ter com ele: 21 E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si. Coincidentemente após dizer que "os seus sairam para prendê-lo", olha quem aparece para falar com ele... O relato se encontra apenas alguns versículos após: 31 Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. Aqui vemos os irmãos incrédulos de Jesus acompanhados de Maria. Porém, o texto diz: SUA mãe e SEUS irmãos! ... E Tiago e Judas continuam dentro da casa com Jesus...

A Bíblia nos diz que “nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele”. Ora, se os tais irmãos de Jesus eram na verdade os seus primos, que também eram os seus discípulos, como é que estes não poderiam acreditar no seu mestre, que fazia tantos milagres a vista de todos, e os próprios discípulos faziam milagres e maravilhas pelo poder Dele? Isto é um cumprimento da profecia messiânica em Sl 69.8: "Tenho-me tornado como um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe." Como pessoas que eram os discípulos do Senhor não iriam crer no Senhor? Mostra-se assim que estes discípulos não eram irmãos do Senhor.

A Bíblia também nos esclarece que Maria não teve um filho único, como é muitas vezes citado na Bíblia. Por exemplo, Deus enviou o seu FILHO ÚNICO para a Terra; Abraão teria que oferecer o seu ÚNICO FILHO em sacrfício (Gn.22:2), sempre quando alguém teve um único filho, este fato é lembrado na Bíblia, até porque os padrões daquela época não era como hoje em dia, em que ter um único filho não o torna uma exceção. Entretanto, a Bíblia JAMAIS cita que Jesus era filho único de Maria, o que torna as coisas interessantes.

Como se não bastasse, observe este versículo em Lucas 2:7 : “E ela [Maria] deu a luz ao seu filho PRIMOGÊNITO”... Sem comentários. Até hoje os católicos afirmam que a palavra primogênito não quer dizer que Maria teve outro filho. No entanto, não há parte nenhuma da Bíblia em que alguém que é citado como primogênito não tenha irmãos. Se o autor do livro soubesse que Jesus jamais teve outros irmãos então não teria escrito primogênito, mas dito que era filho único, o qual em parte nenhuma da Bíblia está escrito.

É extremamente improvável, senão impossível, que a bíblia quisesse dizer o contrário do que afirma em diversos lugares. Em várias partes da bíblia ela refere-se a Jesus como o filho primogênito, mas em nenhuma como filho único. Isto não é no mínimo intrigante? Seria também extremamente desconfiável que em absolutamente todas as passagens bíblicas que tratam dos irmãos de Jesus quisesse se referir a primos, ainda mais defronte a Lucas 8:19-21. Isso sem dizer nas outras várias passagens (13, no mínimo). Qualquer leitor honesto das Escrituras concluirá que Maria teve mais filhos além de Jesus.

 
 
 

Comentários


© 2021 por Kaioh Vinicius. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page