top of page
Buscar

SERIA MARIOLATRIA? (2/4)

  • Lucas Banzoli
  • 13 de out. de 2015
  • 5 min de leitura

2) MARIA VIVEU A VIDA INTEIRA SEM PECAR?

.

A Igreja Católica ensina que Maria viveu a vida inteira sem cometer sequer um único pecado. E ainda afirmam que ela nasceu fora do pecado original. Ora, pela queda de Adão, todas as pessoas, antes mesmo de nascerem, já estavam marcadas pelo pecado, que havia atingido toda a Humanidade. Para salvar a humanidade deveria ser oferecido em sacrifício vicário alguém que além de passar por essa vida sem cometer pecados, teria de nascer fora do pecado original. Mas como fazer isso, já que toda a humanidade estava manchada pelo pecado original do homem?

Mas Jesus Cristo não estava marcado por esse pecado original, pois ele era e é Deus. Por isso, ele pôde ser oferecido em sacrifício vicário por todos nós. Ninguém mais poderia, pois a humanidade já estava manchada por este pecado. Sendo assim, se Maria foi concebida fora do pecado original, então decerto a consideram como uma deusa. Ora, se ela faz parte da Humanidade – e faz – então ela não ficou isenta do pecado original, como ninguém da humanidade.

É por isso que Jesus Cristo foi oferecido em sacrifício vicário, porque ele é o único que, nascendo como homem, estava fora deste pecado, pois era Deus. Ninguém mais poderia fazer isso, nem Maria, pois ela assim como todo o resto da humanidade não era uma deusa, mas um ser-humano. Só Jesus Cristo esteve fora do pecado original e ainda não cometeu pecados ao longo de sua vida, e é por isso que só Nele somos salvos, como está escrito: “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (At.4:12).

.

O Evangelho de Lucas deixa isso bem mais claro. Veja o que a própria Maria diz: “Minha alma glorifica o Senhor, Meu espírito exulta de alegria. Em Deus, meu salvador, Porque olhou para sua pobre serva...” (Lc.1:46). Ora, perguntamos: Porque precisamos de um Salvador? Porque todos estamos manchados pelo pecado original e pelos pecados que cometemos ao longo de nossas vidas. Sendo assim, ninguém poderia ser salvo.

Mas pela graça de Deus somos salvos, que enviou o seu filho Jesus Cristo para que todo aquele que nele crê fosse liberto de todo o pecado e ser salvo mediante a fé nele. E Maria, como todos nós, também precisou de um Salvador. Ora, se Maria também precisou de um Salvador então ela também pecou, além de não estar isenta do pecado original. Pois se não fosse assim não precisaria de um Salvador que, como vimos, é necessário para limpar os pecados da humanidade.

Paulo deixa isso bem mais claro, em Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Paulo diz que todos pecaram, e não faz exceção à Maria ou a mais alguém. Somente UMA pessoa foi perfeita: Cristo.

Os católicos tentam inutilmente forçar a passagem de Romanos 3:23 dizendo que Paulo se referia apenas aos judeus e aos gregos. Essa objeção desesperada só prova o quão “fatal” que é esse versículo. Em primeiro lugar, porque Jesus era judeu, filho de pai e mãe judeus. Se a passagem inclui apenas gregos e judeus, Maria não estaria isenta do mesmo jeito...

Em segundo lugar, o contexto da passagem mostra que Paulo estava falando dos judeus e dos gentios. Paulo diz no v.9 que tanto judeus como gentios estavam debaixo do pecado. Esta é uma forma de dizer que TODOS estão debaixo do pecado, sem exceção (gentios são todos aqueles que não são judeus; logo, quando Paulo diz “gentios” e “judeus” ele está universalizando). Isso fica mais claro quando ele diz no v.23 que “TODOS [gentios e judeus] pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

Ninguém leva uma vida perfeitamente virtuosa, santa e justa. Pelo contrário, “Não há nem um justo” (v.10) e “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (v.23). E, por fim, já dois capítulos à frente, Paulo volta a falar (dessa vez novamente universalizando, e sem “gregos”, “judeus” ou “gentios” no contexto, ele diz):

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porquetodos pecaram” (Rm.5:12).

Não há mais o que ser discutido, Paulo coloca tudo mais do que claro! Ninguém ficou isento! Mesmo com tudo isso, ainda tem católicos que, na ignorância, ainda perguntam então qual foi o pecado cometido por Maria. Se Maria pecou, porque esse tal pecado não está mencionado na Bíblia?

Em primeiro, lugar, Paulo diz que TODOS pecaram, e é óbvio que Maria está incluída mesmo que implicitamente. Isso fica ainda mais claro com o que passamos acima e pelo fato de ela, assim como nós, também ter precisado de um Salvador. A Bíblia pouco fala sobre Maria, ela nem sequer é mencionada em nenhuma das cartas apostólicas, praticamente desaparece depois dos Evangelhos. E ela, como mãe de Jesus, obviamente deveria estar nos Evangelhos. Mas pelo que vemos o papel dela acaba por aí. João, por exemplo, a menciona em seu Evangelho quando ela deu a luz a Jesus e só volta a lembrar o nome dela no momento da crucificação.

E depois disso ela “desaparece”. Mesmo assim, nós podemos encontrar ao menos um pecado de Maria. Veja o que está escrito em Marcos 3:21: “E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.”. Quem são “os SEUS”? A família de Jesus. E quem estava incluído em “seus”? Maria estava isenta de achar que Jesus estava louco? Isso vemos alguns versos seguintes: “Chegaram, então, seus irmãos e SUA MÃE; e, estando fora, mandaram-no chamar.” (v.31). Veja que Maria estava incluída no “seus”. E consentiu em achar que Jesus, o Messias, estava louco. Veja que o autor não escreve que Maria foi a exceção. O fato da família de Jesus não acreditar nele também está escrito em outra passagem: “Pois nem seus irmãos criam nele”. (Jo.7:5).

A única coisa que os católicos usam para tentar sustentar mais essa heresia à luz da Bíblia é o fato de Jesus ter nascido de Maria e, portanto, esta não podia ter pecados. Contudo, o fato de Jesus ter nascido de uma pessoa que como todas as outras pecaram não o torna pecador também. Cada um é julgado pelas suas próprias ações. E o fato de Jesus ter nascido fora do pecado original, por ser Deus, também independe do fato de Maria ter ou não cometido pecados. Como vemos, este é mais um dogma no qual a Igreja Católica erra – e erra muito.

 
 
 

Comments


© 2021 por Kaioh Vinicius. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page