top of page
Buscar

SERIA MARIOLATRIA? (1/4)

  • Lucas Banzoli
  • 13 de out. de 2015
  • 8 min de leitura

Serão quatro os temas abordados referentes a pessoa de Maria, dos quais os católicos atribuem títulos e concessões claramente anti-bíblicas, que devem ser esclarecidas. Vale ressaltar que eu não estou aqui pregando "contra" Maria. Eu estou aqui pregando é contra a idolatria ou, preferindo, contra o que chamamos de "Mariolatria". Maria foi certamente uma mulher piedosa e bem-aventurada, que deu a luz ao nosso Senhor Jesus Cristo, e que ocupa a mesma posição dos demais crentes em Cristo Jesus. Mas certamente também ela não concordaria com o que os fiéis católicos praticam no mundo todo, honrando muito mais a ela do que a Deus, tirando o lugar de supremacia absoluta do nosso Senhor Jesus Cristo, e trocando a semelhança do Criador pela da criatura, pois honraram e serviram mais a criatura do que ao Criador. Segue-se abaixo quatro conceitos errôneos do catolicismo, respectivamente:

1) Os títulos a ela atribuídos (Rainha dos Céus, Advogada, Intercessora, Adjutriz, Medianeira das graças, etc...)

2) Maria nunca cometeu pecado algum.

3) Maria não teve outros filhos além de Jesus.

4) Maria é mãe de Deus.

1) OS TÍTULOS DE MARIA: ADVOGADA, AUXILIADORA, INTERCESSORA, ADJUTRIZ, MEDIANEIRA, A RAINHA DOS CÉUS, ETC...

.

Esses títulos acima são todos dados a chamada “mãe de Deus” – que, como veremos mais a frente, não é mãe de Deus coisa nenhuma. Como podemos verificar no tópico da “Sola Scriptura”, a Bíblia é sim a única fonte de fé, e todas as doutrinas estão contidas na Bíblia, Deus não se esqueceu de colocar alguma coisa tão importante nela. Provada a Sola Scriptura, como já provamos, fica ridiculamente fácil de desmascarar todos esses títulos que só fazem cair para o lado da idolatria.

A Bíblia, escrita por homens que antes de tudo atentavam contra qualquer princípio de idolatria, dizendo para “fugir” de qualquer coisa que tenha “cheiro de idolatria”, e inspirados pelo Espírito Santo de Deus, obviamente que NUNCA mencionaram título algum à Maria destes mencionados acima. A catequese afirma que Maria é tudo isso, mas ao que vemos o nosso apóstolo Paulo simplesmente se esqueceu de mencionar os títulos dela, e olha que coisa: Todos os outros apóstolos que escreveram as suas epístolas da Bíblia também se esqueceram! Mas é claro que esses títulos todos mencionados acima são tão importantes que nem precisamos da Bíblia para saber disso...

.

Provando a Sola Scriptura fica muito fácil desmascarar essas heresias, pois os próprios católicos confessam que isso não está explícito e nem implícito em local nenhum da Bíblia. Mas para aqueles que ainda são receosos em relação à Sola, vamos partir para um outro princípio: A questão doutrinária da Bíblia. Maria, a mãe de Jesus, nem sequer é mencionada em absolutamente NENHUMA das epístolas apostólicas doutrinárias! Quando a questão chega em doutrina, Maria nem sequer é notada.

Ela é mencionada apenas nos Evangelhos por ter dado a luz a Cristo Jesus, mas ao que parece o papel dela acaba por aqui. Não estou dizendo que Maria “não presta pra nada”, muito pelo contrário, Maria é bem-aventurada por ter dado à luz ao Salvador do mundo, mas doutrinariamente falando Maria não tem papel algum. E isso não é uma heresia minha, se o fosse então todos os apóstolos e Jesus são todos hereges, já que nunca atribuíram qualquer título à Maria. O Evangelho de João, por exemplo, menciona Maria ao dizer que ela deu à luz a Jesus Cristo, e só volta a falar dela no momento final da crucificação.

Depois dos Evangelhos, ela é mencionada uma única vez apenas no início do livro de Atos: “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (At.1:14). Por mais incrível que pareça, esta é a ÚLTIMA vez na qual Maria é mencionada em toda a Bíblia!!! Quando a questão começa a virar para o lado doutrinário, e não histórico, Maria aparentemente simplesmente “deixa de existir”. Passamos por todas as cartas paulinas, Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas e Efésios; passamos por Filipenses, Colossenses, de 1 Tessalonicenses à 2 Timóteo – mas nada de Maria... passamos por Tito e Filemom, acabam-se as cartas de Paulo mas Maria nem sequer aparece; o autor desconhecido de Hebreus também desconhece Maria; passamos pelas cartas dos apóstolos Tiago, Pedro, João e Judas mas Maria permanece “oculta”. Agora eu me pergunto:

Se Maria é e faz tudo isso pela gente que os católicos dizem que ela faz e é; porque então ela nem sequer é mencionada em nenhuma das cartas doutrinárias apostólicas? Se a intercessão dela pelos fiéis é tão forte como pregam os romanistas, então porque os apóstolos esqueceram de escrever sobre essa preciosa intercessão que Maria faz junto a Deus? Porque os apóstolos deixariam que os cristãos ficassem sem saber desta preciosa intercessão? Se ela realmente intercede por nós, então os apóstolos não mencionam isso em LUGAR NENHUM? Se os apóstolos sabiam, então porque não contaram?

Se eles não sabiam, como é que Deus pôde esconder dos próprios apóstolos uma coisa tão importante dessas??? E como a Bíblia, que é a Palavra de Deus, Inspirada pelo Espírito Santo, infalível em erro, pôde deixar de dar atenção a uma coisa tão preciosa dessas? Porque Deus se esqueceu de mencionar na Sua Palavra um dogma tão importante como esses??? Sinceramente, a doutrina católica cai toda por terra pelas mínimas leis da lógica e do bom-senso. Em outras circunstâncias, isso já seria mais do que o suficiente para determinarmos uma heresia, mas para os hereges romanistas o fato de Maria não ser mencionada em cartas doutrinárias não parecem lhes causar incômodo algum.

Acreditam em tudo o que é passado por tradições de preceitos humanos, ao invés de confiar e dar crédito para a única Palavra de Deus, Divinamente Inspirada, sendo que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão para a correção, para educação na justiça” (2Tm 3:16). Preferem deixar de lado o que a Palavra de Deus diz, e o pior: para dar atenção aos preceitos humanos e lendas, seguidas pelo maior sincronismo religioso com as religiões pagãs. Isso já era profetizado por Paulo em 2Tm.4:3,4: “Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas”.

.

Vamos analisar mais cuidadosamente cada um dos títulos dados pelo catequismo (e SOMENTE pelo catequismo...) à Maria:

.

A RAINHA DOS CÉUS – Não vemos referência nenhuma da Bíblia dizendo que Maria é a Rainha dos Céus. Esse falso dogma partiu da premissa falsa já refutada anteriormente de que Maria é mãe de Deus. Mas lemos em Jeremias um texto no mínimo interessante aos favoráveis ao título de “Rainha dos céus”:

.

Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.” (Jr.7:18)

.

Assim fala o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, dizendo: Vós e vossas mulheres não somente falastes por vossa boca, senão também o cumpristes por vossas mãos, dizendo: Certamente cumpriremos os nossos votos que fizemos de queimar incenso à rainha dos céus e de lhe oferecer libações; confirmai, pois, os vossos votos, e perfeitamente cumpri-os.” (Jr.44:25)

.

Agora imagine Paulo pregando favoravelmente à Rainha dos Céus... ele que era tão entendido das Escrituras.... só católico mesmo!

.

Há, além disso, muitas provas de que a “Rainha dos Céus” é nada mais nada menos do que a mesma “rainha dos céus” cultuada na Babilônia, no Egito e em outros lugares ao longo dos séculos. A pesquisa histórica e teológica nos leva a identificá-la, como muitas deusas de várias culturas e religiões: Isis, Shiva, Tanit, Diana. Uma delas é identificada como Astoreth dos moabitas, consorte de Moloque.

.

INTERCESSORA – O catequismo ensina que Maria intercede por nós junto a Deus. Isso é facilmente refutável (veja a parte deste site: “Seitas – Católica (P1)”, que refuta a intercessão dos santos). Novamente sem passagens bíblicas para provar isso, vêm novamente a apelação. Eles dizem que foi pela intercessão de Maria que Jesus fez o seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná. Mesmo que isso fosse verdade, ainda assim a intercessão aqui na terra em nada resultaria em uma intercessão depois de morta. A Bíblia contém inúmeras intercessões de pessoas enquanto vivas, isso é muito recomendável (1Tm.2:1), o que eu quero ver é me mostrarem uma intercessão de um morto, aí sim que eu quero ver... Mas analisando o contexto fica claro a deturpação católica e CLARÍSSIMO que Jesus não precisava da intercessão de Maria. Vejam o contexto que os romanistas gostam tanto de omitir:

.

João 2:

1 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.

2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. (...)

.

A tradução da NTLH traz: “Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não é chegada a minha hora...

.

Jesus está claramente dizendo que não foi é necessário que ela [Maria] diga o que ele deve fazer. Que tenho eu contigo???

MEDIANEIRA – O catequismo afirma que Maria é medianeira. No dicionário encontramos apenas uma única designação para “medianeira” – Mediadora. Na Bíblia encontramos sim um mediador, mas não é bem Maria, não: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus”(1Tm.2:5). A Bíblia nada diz sobre Maria ser “medianeira das graças” ou qualquer outra coisa do tipo. O Vaticano está analisando o pedido de muitos dos fiéis que pedem pela co-redenção de Maria. Sendo assim, seria o cúmulo das heresias! "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (At.4:12).

Só Cristo é o nosso redentor, esse pedido ainda está sendo analisado pelo Vaticano, mas só pelos títulos dados a ela até aqui, fica mais do que claro o quanto o catolicismo se desviou do caminho do evangelho puro e simples pregado tanto por Paulo. Há diversas passagens que parece terem sido incluídas nas Escrituras com o propósito de nos guardar contra a dar honra indevida a Maria. Houve o tempo (Mt.12:46-50; Mc.3:31-35; Lc.8:19-21) quando Maria e os irmãos de Jesus estavam querendo falar com ele. Jesus disse:

"Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe." E ainda houve o tempo quando alguém, na multidão, disse: "Bem aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Mais bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!" (Lucas 11:27-28). Se em qualquer momento houve uma oportunidade para Jesus ter ensinado que Maria merecia alguma honra especial, certamente seria aqui. Mas ele disse justamente o contrário. Os católicos no mundo todo perderam a noção do que é a devoção pura e sincera à Cristo, na qual Paulo tanto falava e que já foi deixada de lado há muito tempo:

.

2 Coríntios 11:

2 O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo.

3 Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção sincera e pura a Cristo.

4 Porque vocês suportam com alegria qualquer um que chega e anuncia um Jesus diferente daquele que anunciamos. E aceitam um espírito e um evangelho completamente diferentes do Espírito de Deus e do evangelho que receberam de nós.

.

Romanos 1:

21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; 25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

.

Infelizmente os católicos já perderam há muito tempo a devoção pura e sincera a apenas uma única pessoa: Cristo. E honram e servem mais à criatura [Maria] do que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém!

 
 
 

Comments


© 2021 por Kaioh Vinicius. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page