top of page
Buscar

DEUS PAI - TRINDADE PARTE 1

  • Foto do escritor: Kaioh Vinicius
    Kaioh Vinicius
  • 12 de mai. de 2015
  • 5 min de leitura

Post 8.jpg

Deus Pai, o Todo-Poderoso, criador do céu e da Terra. Aquele que é eterno e não só eterno pro futuro, mas eterno pro passado também, sem inicio, sem fim. Como eu entendo isso? Eu não entendo, e nem você! Deus é infinitamente superior as nossas cacholas pra podermos compreendê-lo em sua totalidade. Mas nessa série de post sobre a trindade vamos conversar um pouco sobre cada uma das 3 pessoas distintas da trindade.

Antes de tudo é preciso dizer que Deus é um. Quando falamos de 3 pessoas, não falamos de 3 deuses, mas um único Deus formado por 3 pessoas que não se misturam nem se separam de si mesmas. Se a tua cabeça já deu um nó aqui eu só lamento, porque enquanto escrevo esse texto já posso adiantar que esse assunto não é de fácil entendimento. Mas vamos lá, quem é o Deus Pai?

Deus Pai é Eterno

Cremos que Deus Pai, assim como toda a trindade é Eterno, sem começo nem fim. Mas como pode Deus não ter começo? Se Deus criou tudo do nada, quem criou Deus? Ora essa pergunta é ignorante no melhor dos termos. Se Deus criou TUDO, Ele mesmo, a começar pela lógica, não poderia ter sido criado por nada ou ninguém. Deus é auto-suficiente e auto-existente, ou seja, ele se basta e ele por si só existe e se mantém, independente de tudo e quando digo tudo, é TUDO!

Assim como tu não depende do aviãozinho de papel que tu fez naquela aula que deveria estudar para sobreviver, Deus não precisa de sua criação pra nada.

Ele Não Muda

É até comum encontrar pessoas que acham que Deus de alguma forma, se molda com o passar da história, que Ele se adapta aos acontecimentos, etc. Poucas coisas podem estar mais erradas do que essas afirmações.

"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta."

(Tiago 1.13)

"Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?" (Números 23.19)

"Mas ele é ele! Quem poderá fazer-lhe oposição? Ele faz o que quer." (Jó 23.13)

Perse-be que com poucos versículos a gente já consegue desbancar essa ideia do Deus que "dança conforme a música". Ao contrário, a música toca conforme a vontade de Deus, o que nos leva ao próximo ponto.

Deus Pai é Soberano

Além de Deus ser Todo-Poderoso, Ele também está no controle de tudo. Não existe plano B para Deus. É impossível pegar Deus de surpresa, ou desprevinido pois nada escapa do seu controle. O seu plano é, assim como Ele, perfeito e por isso não necessita ser mudado. A soberania de Deus é tanta que jesus afirmou:

"Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês." (Mateus 10.29)

Deus é soberano e sem a sua permissão e/ou seu decreto, nada pode vir a acontecer. Isso não significa que Deus é o criador ou o autor do mal, mas sem sua permissão nem mesmo o mal existiria. Alguns textos sobre a soberania de Deus:

"Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade" (Efésios 1.11)

"Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: "O que fizeste? "" (Daniel 4.35)

"O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas." (Salmos 135:6)

"Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam." (Eclesiastes 3:14)

Sem rival em majestade, ilimitado em poder, imune de tudo quanto Lhe é alheio. Mas estamos vivendo dias em que até mesmo os mais 'ortodoxos' parecem ter medo de admitir em genero, grau e número a deidade de Deus. Dizem que acentuar a soberania de Deus exclui a responsabilidade humana quando, na verdade, a responsabilidade humana baseia-se na soberania divina e é resultado dela.

Deus Pai é Amor

Isso significa que Deus é amor, mas o amor não é Deus. O amor vem de Deus, e por isso o verdadeiro amor é perfeito e puro. Pois tudo o que vem de Deus é perfeito, Deus não pode produzir imperfeição pois é perfeito. Deus ama incondicionalmente, principalmente aqueles que são seus, os chamados Filhos de Deus. A esses Ele deu a honra de sofrer e morrer com Cristo para, junto dele, partilharmos de sua glória. Por ser todo amor, Deus é paciênte e misericordioso. Deus não apenas ama, mas ele é amor!

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."

(1 João 4.7)

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."

(1 João 4.8)

"E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele."

(1 João 4.16)

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados."

(1 João 5.3)

"Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor."

(1 João 4.12)

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

(João 3.16)

Deus Pai é O Justo Juiz

Apesar de Deus Pai ser todo amor, misericordioso e paciênte, isso não faz Dele um bobinho que varre a sujeira pra baixo do tapete, da aquele tapinha nas nossas costas e finge que não viu o pecado que fizemos. Deus não faz vista grossa contra o pecado, pois eles produzem toda injustiça e Deus não pode simplesmente deixar pra lá. O pecado e sua injustiça produz ofensa ao Santo nome de Deus. Assim, Deus suporta com paciência e misericórdia todos nós, mas não nos deixa desde já impunes pelas injustiças cometidas.

"porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!" (Tiago 2.13)

"Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor."

(Salmos 7.11)

"Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos." (Salmos 1.5)

É claro que Deus é muito mais do que isso que já coloquei aqui. Creio que o que escrevi até aqui é suficiente para uma primeira impressão do Deus verdadeiro autor das Escrituras. Escreverei ainda só sobre os atributos de Deus mas isso, em outra ocasião.

 
 
 

Kommentare


© 2021 por Kaioh Vinicius. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page