APOCALIPSE - ARMAGEDDOM
- Leandro Lima
- 1 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

O Anticristo voltará toda sua força para perseguir os santos de Deus. Ele é a consumação do mal e tentará, de todas as formas, destruir o povo de Deus. Ele usará de todos os métodos para fazê-los negar ao seu Senhor. Quando se manifestar será o tempo de provação mais tenebroso que a igreja já enfrentou em todas as eras. O tempo da perseguição é limitado, e até mesmo “abreviado”, pois Jesus disse:
“Nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados” (Mt 24.21-22).
O que abrevia esses dias é a própria vinda do Senhor Jesus. No momento da sua vinda ele destruirá o iníquo com o sopro de sua boca e pela manifestação da sua vinda (2Ts 2.8).
Segundo o Apocalipse, o Anticristo será destruído na batalha do Armagedom. A palavra “Armagedom” vem do livro de Juízes capítulos 4 e 5. Naquele tempo, o povo de Deus era pequeno diante dos inimigos, mas na batalha que ocorreu no monte do Megido os inimigos de Israel foram derrotados.
Portanto, o Armagedom é o símbolo de todas as batalhas, onde os crentes são inferiores aos seus inimigos, mas recebem livramento do Senhor. Quando seu povo é oprimido Deus intervém para libertá-lo e derrotar os inimigos. A maior destas batalhas acontecerá no momento da Vinda de Cristo. Quando seu povo estiver experimentando o auge da perseguição, o Senhor descerá do céu para livrá-los (Êx 3.7-8). Apocalipse 16.12-16 descreve um ajuntamento de reis e de exércitos sobre a liderança do Anticristo. Eles se reúnem para lutar contra o Senhor, e se ajuntam no lugar chamado Armagedom.
A batalha do Armagedom é melhor descrita em Apocalipse 19.11-21 e 20.7-15. No capítulo 19 João vê o céu aberto e o Senhor Jesus montado no cavalo branco descendo seguido de todos os exércitos celestes (Ap 19.11-14). Um anjo chama as aves dos céus para um banquete (Ap 19.17-18). Na terra o Anticristo e seus aliados estão congregados, esperando pela batalha (Ap 19.19). Entretanto, a batalha é muito rápida. O inimigo é esmagado sem qualquer esforço por parte do Senhor. O Anticristo é lançado no Lago de Fogo, os homens que o seguiram são mortos, e as aves tiveram seu banquete (Ap 19.20-21).
A certeza que temos é que o grande inimigo do povo de Deus, o Anticristo, cairá na vinda de Jesus. Porém, durante o tempo que Deus lhe conceder para realizar seus planos malignos, ele será praticamente invencível. A igreja não poderá resistir ao seu poder, pois está escrito que terá poder para lutar contra os santos e os vencer (Ap 13.7). Mas quando a situação parecer insustentável para o povo de Deus, de repente se verá um sinal no céu, e como um relâmpago que sai do oriente e vai até o ocidente, o Senhor voltará com forte clangor de trombeta (Mt 24.27-30). Naquele momento o Anticristo será aniquilado, sem demora ou resistência, o Senhor simplesmente o esmagará, e libertará o seu povo.
Comments