APOCALIPSE - A ULTIMA TENTATIVA DO MAL
- Leandro Lima
- 1 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Uma das questões que nos propusemos a responder neste estudo diz respeito ao porquê de Deus permitir a manifestação do Anticristo. Como já vimos, a Bíblia diz que algo o impede de se manifestar. Paulo explicou:
“Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda”
(2Ts 2.7-8).
O “mistério da iniquidade” que já opera, refere-se ao movimento do mal no mundo. São os planos do maligno, os quais ele vem executando desde o início da criação, numa tentativa insana de vencer a batalha contra Deus. São planos misteriosos ou secretos, pois os homens não têm acesso a eles.
O inimigo age na espreita, oculto nas trevas, espalhando sua influência nefasta em toda a humanidade. Ele escraviza os poderosos e os miseráveis, faz com que todos sigam o curso do mundo que ele mesmo estabeleceu (Ef 2.2). Mas apesar de todo o mal que ele provoca, o fato é que ele não provoca toda o mal que podia provocar. E a razão disto é que algo o impede de agir livremente9. É nesse sentido que os Amilenistas entendem o aprisionamento de Satanás em Apocalipse 20.1-3. E também as próprias palavras de Jesus sobre sua atividade de “amarrar o valente” (Mc 3.27).
Deus não tem deixado o inimigo agir livremente no mundo, mas parece que pouco tempo antes da vinda de Jesus, ele finalmente terá esta oportunidade. A vinda do Anticristo consumará todas as atividades malignas neste mundo. Será, num sentido, a última e a maior chance do mal. Deus permitirá que este inimigo finalmente se manifeste, numa espécie de encarnação maligna, para que fique bem claro que Deus é soberano. A manifestação do inimigo, ao invés de destruir os planos de Deus, na verdade segue os planos de Deus. E está nestes planos que ele seja destruído no momento da vinda de Jesus.
Concluindo, não sabemos quando o Anticristo se manifestará, mas bem pode ser que já esteja às portas. Todas estas transformações mundiais que têm acontecido no campo da economia, da tecnologia, da política, da religião e da moral, sugestionam que o mundo está sendo preparado para a vinda deste homem. Estritamente falando, talvez este seja o único dos sinais que apontam a vinda de Jesus que ainda não se cumpriu. Mas ao que tudo indica, não deve estar muito longe. Devemos ficar atentos, porém, não há motivos para sobressaltos, nem para atitudes desesperadas. Não devemos acreditar em tudo o que a imaginação das pessoas diz sobre o Anticristo ou sobre a marca da Besta.
Confiantes em Deus, atentos, e diligentemente estudando sua Palavra, devemos viver em paz nesse mundo, pois o Senhor não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças (1Co 13.13).
Comments